quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Um fim de ano trágico nas estradas

É, caro leitor, parece que o ano passa, mas velhos hábitos continuam. Por maiores que sejam as campanhas contra a imprudência no trânsito, o número de vítimas dele não melhoram.

A Operação Fim-de-ano 2008/2009 da Polícia Rodoviária Federal começou dia 20 de Dezembro e só terminou dia 4 de Janeiro. Neste período foram registrados 7.140 acidentes com 4.795 feridos e 435 motos em 61 km de estradas federais em todo o Brasil. 2 a cada 3 acidentes deixaram feridos e 1 a cada 16 deixaram um vítima letal. Foram identificados cerca de 1000 motoristas embriagados, aproximadamente 1 a cada 20 minutos. E este número poderia ser pior, caso não existisse a lei seca. Esse número representa um aumento de 7,8% no número de vítimas e 13,3% no número de mortes.

Recentemente eu viajei para Angra dos Reis, aqui mesmo no estado do Rio. Para todos os lados você via placas com avisos sobre o alto índice de acidentes, principalmente em decidas ou em curvas perigosas. Era praticamente uma placa por quilometro para avisar ao condutor do veículo para ter prudência. Mesmo com todos esses avisos, eu tive muita dor-de-cabeça com alguns motoristas arrojados. Uns queriam passar por cima de mim, e olha que eu tenho a mania de permanecer em velocidade de cruzeiro na faixa da direita. As ultrapassagens irregulares então... eu cheguei a perder a conta. E isso tudo se resume a uma caracteristica simples: a falta de respeito com o próximo, além, é claro, do desrespeito a todas as leis de trânsito que vigoram neste país.

"É como se o condutor tivesse mais carinho pela roda de liga leve do que pela sua própria família.", disse Alexandre Castilho, assessor de comunicação da PRF. O pior é que eu tenho que concordar. É capaz de um cara desses, com um carro tunado, depois de bater, chorar por causa de seu carro e não porque alguém da sua família está machucado por sua causa. 

Bem, voltando a notícia, sem sair para mais detalhes.

Os acidente foram originados por: excesso de passageiros ou alta velocidade ou ultrapassagem indevida.

O excesso de passageiro foi detectado tanto em carro de pequeno porte, com capacidade para 5 pessoas (chegaram a ser flagrados com 10!), tanto em vans (peruas), como também em ônibus legalizados. Eu acho que o caso mais grave é o dos ônibus legalizados que andam lotados. Eles que deveriam mais seguir as regras não as seguem, imagine os piratas...

É incrível como algumas pessoas não estão nem aí para as outras mesmo. Em uma via em que a velocidade máxima era de 110 km/h  (uma velocidade razoável - dá pra seguir uma boa viajem com ela) existem casos de carros que ultrapassaram os 200km/h. A PRF liberou a foto de um carro que passou a 166km/h na Rodovia Régis Bittencourt (BR-116) na altura do Paraná. Veja a foto ao lado.


O caso das ultrapassagens indevidas é tão batida que eu nem vou comentar...

Bem, para você que viajou e voltou bem para a sua casa, lembre-se de pensar um pouco no outro na próxima vez que for viajar. E lembre-se, AS LEIS DO TRÂNSITO EXISTEM PARA SER SEGUIDAS! Ninguém as criou atoa, e elas sempre são baseadas em pesquisas previamente feitas.

Boa viajem!

Um comentário:

Paulo Tamburro disse...

TEM QUE TER NYUTA RESPONSABILIDADE.CONCORDO COM VOCÊ!