segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Nova política do Rio

Para quem não teve a oportunidade de dar uma espiadinha no meu perfil aqui do blog, eu moro no Rio de Janeiro, por isso esta será a cidade da qual mais falarei por aqui.

Bem, hoje eu acessei o site do jornal carioca O Globo e a primeira coisa que eu vi foi a manchete "Choque de ordem no Rio derruba 34 imóveis" e mais abaixo "IPVA: Detran apreende 48 carros devedores". Todo início de ano é assim: todos mostrando serviço.

Se você é de outro município ou até estado não deve saber que este mês, no dia 1°, assumiu o novo prefeito do Rio, Eduardo Paes do PMDB, mesmo partido que o governador, Sérgio Cabral. Não que eu seja contra eles, até porque é sempre a mesma coisa, foi assim ano passado com o César Maia, fazer o que?

Mas bem, voltando ao assunto, a primeira manchete faz referência a política de "limpar" as ruas do município, acabando com os camelos ilegais e realojando a população de rua. Isso é muito bom, pois dará um ar de ordem na cidade, mas eu vejo isso como um cartão de visitas para a chegada do novo governante. Eu tenho o pressentimento de que daqui a pouco esta ação será esquecida e novos camelos assumirão o lugar dos que foram removidos e assim por diante. Veja a lei seca para os motoristas: todos tinham medo de dirigir após terem ingerido qualquer tipo de bebida que contenha alcool¹ (até Listerine) e agora, ninguém liga mais para isso, por que? Porque a fiscalização diminuiu, embora as autoridades não reconheçam isso.

A segunda manchete tem a ver com o tesouro o estado. No início do ano o governo tenta arranjar uma grande quantia de dinheiro para poder alimentar as corrupções obras e ações sociais que movem o nosso estado.

Mas bem, para os que vão dizer que eu estou pensado negativamente, eu só estou sendo realista, e, eu juro, eu torço para que o que eu escrevi ai em cima seje mentira.

¹ - Tentando aplicar a nova norma da gramática, eu acho que álcool perde o acento... Eu acho.

Nenhum comentário: