sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

As pérolas dos verstibulares 2009

Ano-novo, pérolas velhas. (Eu juro que é a última vez que eu faço menção ao novo ano por aqui). Parece que são sempre os mesmos alunos que vão lá fazer a prova (que geralmente é difícil pra burro) e escrevem sempre as mesma abobrinhas

O CEV (Coordenação de Exames Vestibulares do Universidade Federal do Mato Grosso) divulgou dia 06/01 as pérolas dos alunos que prestaram o vestibular ano passado. Lógico que eles não divulgaram as "melhores", mas já dá para se ter uma ideia de como elas foram.

'Em uma das questões, é apresentada uma charge onde o morador de uma pequena ilha se surpreende com um navio de guerra com a bandeira norte-americana. Ele questiona o que aquela frota faz no Caribe. Outro morador responde que o navio deve estar procurando armas de destruição em massa. Com base nesta charge, a UFMT perguntou em que fato histórico se baseou a ironia da charge. Como resposta, pretendia obter dos candidatos argumentos referente à invasão americana no Iraque', e como resposta:

- Baseia-se na Segunda Guerra Mundial em que os EUA, buscou armas e ajuda no Caribe exatamente na Ilha Pearl Mabor.
> Não inocentando o vestibulando, mas pode ser que ele tenha um H horrível. Neste caso, pelo menos a ilha ele sabia, o que não tira a graça da questão.

- Lendo a charge o fato baseia um pouco com o Brasil, que compra contrabando de outros estados.
> Prefiro não comentar. Eu fico triste por esse aluno(a), ele(a) vai ter uma surpresa quando sair o resultado da prova, eu acho.

'Uma questão apresentava uma propaganda da Petrobras sobre suas ações em prol da natureza (Imagem ao lado). A pergunta era sobre como a construção da propaganda favorece a natureza e não privilegia a cultura. A resposta correta seria sobre a frase que a Petrobras não deixará a natureza virar peça de museu, igualando a arte a nada. A ideia não foi entendida por muitos candidatos.' 

- Se o peixe-boi não é peixe não é boi para que preservar?

> Ele é o que então? Quando descobrir, me avise.

- Possibilita dizendo que a grande parte da população brasileira tem como cultura visitar, passear com a família em museus. Assim tornando uma coisa com mais livre acesso.

> 1º - "grande parte da população brasileira tem como cultura visitar, passear com a família em museus.". Eu acho que não. É só dar uma passadinha nos museus de todo o país para ver isso.

2º - "Assim tornando uma coisa com mais livre acesso."!? Se está dentro do museu, você vai ter que pagar para vê-los e não existe liberdade maior que o ar livre (o próprio nome - ar livre - já dá uma ideia)

- A propaganda só nos ensina que devemos proteger somente o peixe-boi, quando o certo seria explicar que devemos cuidar de toda à natureza, todos os dias e criar-mos uma cultura de preservação

> Tava nervoso e tomou alguns drinks antes de ir para a prova. Salvem os animais!!! (Ops! Frase de duplo-sentido)

Isso que você acabou de ver mostra o quão eficiente é o nosso ensino. Questões simples que os alunos erram de bobeira por não saberem (temporariamente ou não) interpretar o que aquela simples frase significa. Tudo bem, vestibular deixa qualquer um nervoso. OK, então vamos dar um desconto e apenas rir das frases alheias.

OBS.: Os dois parágrafos que iniciam com ' foram retirados integralmente do site do jornal O Globo, o mesmo site que me foi fonte para este post.

OBS2.: Os comentários das frases são de minha autoria.

Nenhum comentário: