sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Post Bonus - You Tube sem voz

Quem conhece e usa o site de vídeos You Tube, sabe que lá há uma caça aos vídeos que não são de sua própria autoria (shows, trailers, clipes, programas, etc). Geralmente, quando você insiste em enviar o vídeo mesmo assim, você recebe um e-mail informando que o vídeo que foi enviado para o site tem a sua autoria reinvidicada por alguém, como a Warner Music, por exemplo, mas o seu vídeo ficava lá, sem nenhum problema. A partir de agora, as coisas não vão ser tão fáceis assim.

Para quem não sabe, até a pouco tempo atrás, parte da renda obtida com os vídeos "ilegais", através da publicidade espalhada por toda a página do vídeo, ia para as gravadoras, como uma forma de pagar os direitos autorais. Porém, devido a ambição das gravadoras, este acordo foi desfeito, uma vez que elas queriam uma parcela maior do dinheiro gerado pelo site. Isso fez com que todos os clipes de bandas que tinha contrato com essas empresas fossem retirados do You Tube, restando apenas alguns poucos vídeos, geralmente contendo apenas o som ou imagens de um show ao vivo, gravados por uma camera caseira; mas, segundo o próprio You Tube, até estes vídeos serão retirados do ar.

Atualmente, existem poucas gravadoras que ainda continuam com o antigo contrato em vigor, além de empresas de TV do mundo inteiro. Futuramente, todos os vídeos upados que pertençam a essas empresas terá o som cortado, ou seja, você verá o vídeo, mas não ouvirá nada. 

Segundo o blog oficial do You Tube, esta foi a maneira mais inteligente de solucionar o problema. Isso representará uma enorme queda no número de vídeos upados no site, além de também representar uma queda gigantesca no número de visitas.

O You Tube é, atualmente, o maior site de hospedagem de vídeos do mundo. Estima-se que 30 milhões de vídeos sejam visualizados diariamente no site, sendo a sua maioria de clips e programas televisivos, como jornais, programas de auditório, reality shows, etc. Ele foi comprado em 2006 pela gigante Google, que desde então vem fazendo uma limpeza no site, criando proteções para identificar quebras de copyright, entre outras violações.

Para acrescentar, vale falar que ontem, em seu site oficial, a Google informou que vários projetos e sistemas que não geram lucros para a empresa serão desativados. Entre eles está o Google Video, que se tornou um setor inútil da empresa, uma vez que eles já administram o You Tube

Para saber mais

Nenhum comentário: