quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mochila: A vilã dos estudantes.

Volta as aulas. A palavra já me deixa triste, mas fazer o que?. É hora de arrumar a mochila e partir para mais um dia de aprendizado no colégio. Aprendemos de tudo no colégio, desde a simples conta de somar até a complexa fórmula para descobrimos a equação de 2º grau (temidas por muitos, adorada por mais ainda - eu, por exemplo). Mas eu nunca vi uma escola que ensinasse ao aluno o que ele deve trazer na mochila e o que ele não deve trazer e que malefícios o peso extra pode trazer para vocês.

A primeira pergunta é: qual é o peso máximo que a minha mochila pode pesar? - Bem, sua mochila deve pesar no máximo 10% do seu peso, mas o nível de segurança é de 8%. Ou seja, se você tem 50 quilos, sua mochila deve pesar no máximo 5 kg, mas o recomendado é não atingir 4,5 kg. Os mais afetados com o sobre-peso são os alunos da ensino fundamental I (1º ao 5º Ano) e os alunos do ensino médio. Grande parte do sobre-peso nas mochilas do fundamental I é de coisas desnecessárias para a aula do dia, como brinquedos, livros e cadernos, e, acredite, video-game! Isso mesmo, existem crianças que levam seu video-game para o colégio, não para jogar, eu acho, mas pra pesar mais na mochila mesmo; coisa de criança. Já o caso do EM é diferete: o excesso de livros. Geralmente para os últimos 3 anos do colégio são comprados apenas um livro para cada matéria, e este livro servirá até a conclusão do curso médio. O problema é que estes livros são grandes e pesados, e se combinados podem passar dos 12 kg!

Outro problema com as mochilas é o posicionamento. A mochila não deve passar do nível da cintura, não deve extrapolar a largura do corpo e deve estar sempre o mais junto possível do corpo, para evitar lesões na coluna.

Uma dica para evitar o sobre-peso é comprar mochila sem muitos bolsos, principalmente para as crianças, que adoram inventar uma utilidade desnecessária para elas. Outra dica é: o usuário da mochila deve ir junto para compra-la. Mochila é igual a sapato, deve experimentar antes de levar, para ver se não ultrapassa os limites.

Lembre-se: você só terá uma coluna em toda a vida. Depois não vai reclamar de dor quando ficar mais velho.

Nenhum comentário: