segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

E o Oscar vai para...

Tenho que dizer que fiquei surpreso com o Oscar deste ano. Quem quer ser milhonário, quem diria, foi o grande vencedor. Tudo bem, é um excelente filme, mas existem coisas por trás desta grande vitória. 

Primeiro, é uma grande vitória de Bollywood, a Holywood indiana. Isso demonstra que, manipulado ou não, o Oscar não olha para a nacionalidade na hora de dar o prêmio. Eu pessoalmente não vi o filme, mas acredito que tenha um bom enredo e uma boa história.

Quem quer ser milhonário disputada 9 Oscars e ganhou 8. Só perdeu para Batman - O cavaleiro das trevas na o quesito mixagem de som.

Por falar em Batman, este ganhou 2 Oscars: o de mixagem de som, como eu já disse, e o de melhor ator-coadjuvante para, adivinhem: Heath Ledger.

Outra surpresa do Oscar foi o Curioso caso de Beijamim Button. 12 indicações e 3 Oscars. Outro filme que eu não vi, mas, pelo número de indicações, eu esperava bem mais premiações.

Continuando em Beijamim Button, para mim, ele merecia o Oscar de melhor maquiagem. O problema não é que a maquiagem dos personagens tenham sido melhores ou não, o fato é que a maquiagem de Beijamim Button (Brad Pitt) é feita por meio digital, enquanto a de Heath Ledger é totalmente no pó e veja o efeito que ela traz para o personagem. Para mim, Batman merecia este Oscar.

Outro fato que eu discordo é a parte de edição e mixagem de som. No DVD de Wall-E vem um bonus especial mostrando os bastidores de toda a edição de som. Eu vi e notei o trabalho que deu e o resultado é sensacional. Para mim ele merecia o Oscar de edição e mixagem, mas, uma coisa que já é notada há muito tempo é a de que os filmes de animação não tem o mesmo peso que os feitos com atores reias. Parece que a academia não gosta deste tipo de filme, não sei o porquê, mas talvez seje para não desmerecer os atores, sei lá.

No geral, o Oscar não surpreendeu muito e também não agradou tanto. A forma com que ele foi apresentado foi bem dinâmica e envolvente. Eu gostei. Hugh Jackman, embora tenha aparecido pouco, conduziu bem o show.

Aproveito para deixar uma enquete no ar: o Oscar é manipulado? Sim ou Não?

Abraços

Um comentário:

Polistyca disse...

E o Oscar vai para...

Para aquele que melhor cuidar das escolas do Brasil.

O que o PT não fez nunca, quando pôde. O PT é barango.

Excelentes dicas! Acima.
Precisamos atualmente de eventos sérios. O Brasil se perdeu nessa década de 2010 pra cá. Um mau gosto enorme dos políticos que vieram durante esse período. Sempre com um mau gosto Kitsch. E o país sem escola para novas gerações. Tudo foi por água abaixo -- naturalmente.

Excelentes escolas precisamos! Educação de 1ª.
Não precisamos de políticos tricksters. Precisamos de educação de qualidade no Brasil. Sobretudo das crianças pequenas.

Ao pensar é preciso expressar aquilo que as faculdades não falam. O "lado obscuro da lua":

Eis aí a pura e profunda realidade sociológica e filosófica:

Com a “Copa das Copas®” do PT®, em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis!
A Copa das Copas®, do PT© e de lula©. Sempre se utiliza de propaganda, narrativas e publicidades sofisticadas e bem feitas para enganar e praticar lavagem-cerebral nos meios de comunicação. Não se desenvolve a imaginação.

Precisamos de alta cultura. Não de cultura de massas. Indústria cultural.

O pessoal de nossas escolas precisa de Machado de Assis. Villa-Lobos. Drummond. Kafka. Graça Aranha, Aluísio de Azevedo, do Maranhão. Rachel de Queiroz.

O que precisamos de mais no Brasil é de escolas. E das boas: de qualidade.
As escolas EaD, à distância (atual, devido a pandemia) são péssimas.
Não se aprende bem. O que mais o Brasil precisa na real e atualmente é de alta literatura. Alta cultura. Mas escolas sobretudo. O PT é barango. O Kitsch político contemporâneo.